Para cadastrar uma nova movimentação financeira, é necessário realizar o login na plataforma web e escolher a opção “Financeiro“, no menu à esquerda e seguir o passo a passo:
- Na tela inicial do módulo financeiro, escolha a opção “+Nova Movimentação“:
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⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Na tela Cadastrar Movimentação, preencha os dados necessários. Lembre-se de que os campos marcados com o sinal “*” são de preenchimento obrigatório.
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Pessoa – Nesse campo, você pode selecionar um cliente ou fornecedor já cadastrado ou clicar no botão “+” para realizar um cadastro rápido.Conta e Subconta – Para cadastrar uma movimentação (receita ou despesa), é necessário vincular a movimentação a uma conta específica. Ao selecionar uma conta, a subconta estará automaticamente limitada às opções vinculadas a essa conta. Você pode buscar por nome ou código para facilitar.
Centro de Custo – Caso tenha configurado centros de custo, é possível vincular a receita/despesa a um deles. Assim como no campo anterior, você pode buscar pelo nome ou cadastrar um novo clicando no botão “+”, caso necessário.
Data de Vencimento/Recebimento –
- A data de vencimento será exibida ao criar uma despesa e é obrigatória para concluir o registro.
- A data de recebimento será exibida ao criar uma receita e também é de preenchimento obrigatório.
Competência – Informe o mês no formato MM/AAAA ou selecione a data no calendário.
Valor – Insira o valor da receita/despesa. Esse campo é obrigatório e possui configuração automática para conversão numérica, dispensando o uso de pontos e vírgulas.
Status – Caso o valor já tenha sido pago, selecione essa opção. O sistema exibirá automaticamente o campo para informar a data de pagamento e permitirá incluir recorrência.
Recorrência – Pode ser utilizada em pagamentos recorrentes, como aluguel, contas mensais, prestações de carro ou honorários. Escolha a periodicidade (semanal, mensal, semestral ou anual) e a quantidade de lançamentos.
Forma de Pagamento – Selecione o meio de pagamento entre as opções disponíveis:
- Boleto Bancário
- Cartão de Crédito
- Cartão de Débito
- Cheque
- Transferência Bancária
- Pix
- Dinheiro
Valor da Quitação – Utilize este campo para atualizar o valor com possíveis juros aplicados à receita/despesa. O valor informado substituirá o valor inicial.
Recorrência e Lançamentos – Adicione ou ajuste a quantidade de parcelas restantes para o controle de pagamentos/recebimentos.
Observação – Adicione notas ou descrições adicionais relacionadas à movimentação, que ficarão registradas na plataforma.
Anexos – Assinantes do ProAdv podem anexar arquivos aos registros financeiros. Os formatos suportados incluem:
xlsx, csv, png, jpeg, jpg, doc, docx, pdf, txt e ppt.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Após clicar no botão “Cadastrar”, a plataforma confirmará que a movimentação foi registrada com sucesso.
⠀ - Para verificar a movimentação cadastrada, você pode visualizá-la na tela inicial, conforme mostrado no exemplo abaixo:
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Pronto! A movimentação foi cadastrada com sucesso!